Telefones: (88) 3661-4141  e (32)99915-2812 

Dra. Mariza Bertolaccini
Ginecologia - Obstetrícia 
CREMEC 10246 - RQE 4504

Dr. Romulo Bertolaccini

Neurologia - Nutrologia - Ultrassonografia - Pós-graduando em Endocrinologia
CREMEC 10247


Nutrologia

A Nutrologia é uma especialidade médica que tem como função fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das enfermidades nutro-metabólicas. Dentre as mais frequentes no consultório estão o sobrepeso/obesidade, deficiências vitamínicas, e proteico/calóricas.
Nas mulheres em especial, estas situações podem ocorrer em diferentes etapas da vida: desde a adolescência, gestação, menacme, e na menopausa.

Nesse sentido, cuidamos dos seguintes aspectos:

  • Tratamento de sobrepeso e obesidade em mulheres;
  • Orientação de dieta, suplementação proteica e de vitaminas para cada fase da vida da mulher;
  • Avaliação da composição corporal por bioimpedância;
  • Tratamento de emagrecimento em mulheres com sobrepeso e obesidade;
  • Nas mulheres a presença de sobrepeso e/ou obesidade traz inúmeros prejuízos a saúde: desenvolvimento de afecções ginecológicas, como a síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, aumento dos pelos e acne, surgimento precoce de doenças como Diabetes, Hipertensão, Esteatose Hepática. A própria obesidade é considerada uma doença crônica pela organização mundial da saúde, e necessita de acompanhamento constante; 
  • Orientação de dieta, suplementação proteica e de vitaminas para cada fase da vida da mulher: adolescência, fase reprodutiva, gestação e menopausa. Nesse sentido é imperioso adequar o tipo de dieta e suplementos mais adequados. Temos como exemplos mais conhecidos, o período da TPM, onde a suplementação de determinadas vitaminas e mudanças dietéticas podem melhorar a produção de serotonina. 
  • No período antes da gravidez, também se faz necessária nova adequação, como a correção do peso corporal, e suplementação direcionada a prevenção de malformações do bebê, e de abortamentos precoces. 
  • No período pós parto, novamente adequamos a dieta e os suplementos, visto que uma fase de grande demanda energética, de deficiência de ferro, e etc.
  • E mais uma vez após os 40/50 anos, novas necessidades surgem com a chegada no período da menopausa.


Share by: