Telefones: (88) 3661-4141  e (32)99915-2812 

Dra. Mariza Bertolaccini
Ginecologia - Obstetrícia 
CREMEC 10246 - RQE 4504

Dr. Romulo Bertolaccini

Neurologia - Nutrologia - Ultrassonografia - Pós-graduando em Endocrinologia
CREMEC 10247


Sobre Neurologia

Neurologia é a especialidade da medicina responsável por tratar doenças que acometem o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), nervos e músculos. 

Trata-se de uma área de alta complexidade dentro da medicina e que possui algumas subdivisões e especializações em si.

Na Clinica Bertolaccini, o Dr. Romulo pratica a Medicina com uma visão focada nas particularidades da Neurologia, porém com contribuição ampla da Clinica Médica, da Nutrologia, da Medicina Integrativa com contribuição da visão espiritualista. 


O Dr. Romulo começa explicando que, Mens Sana in Corpore Sano: ("mente sã em corpo são") é uma citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. Não há como abordar a Neurologia sem abordar primeiro o Paciente, que engloba os tecidos, órgãos, sistemas, o Cérebro e nervos, a mente, o espírito e o ambiente no qual ele vive, influencia e sofre influencias. Não é salutar dividir o ser humano em partes e tratá-las como se não fizessem parte do mesmo "todo".


Nesse sentido o Dr. Romulo Bertolaccini preconiza:


  • É preciso identificar os componentes dos distúrbios ou desequilíbrios orgânicos, nutricionais, comportamentais e ambientais, para oferecer as melhores condições possíveis de funcionamento ao organismo e ao espírito ou Alma que habita esse organismo.
  • Ajudando o Paciente a corrigir os possíveis descaminhos: o Dr. Romulo orienta, sugere e prescreve quando necessário medicações. Mas a quebra de paradigmas, a mudança na forma de ver e interagir com o mundo, correta concepção da autoimagem, apreender a maturidade para aprender a viver bem são aspectos de estão na esfera das decisões do Paciente!
  • Toda condição clinica deriva de um ou mais focos de desequilíbrio. Não só inclusive, mas principalmente as doenças orgânicas. Identificar os desequilíbrios e aprender a direcionar a forma de pensar direcionando a energia curadora é um dos segredos que precisamos aprender a lidar.
  • Não se resolve condições profundas orgânicas e/ou comportamentais da noite para o dia. Mas é preciso começar por algum ponto. Dr. Romulo não quer dizer com isso que os remédios são obsoletos ou inúteis. Ele explica que, sem o envolvimento e a fé do Paciente, boa parte da medicação quando usado per si, quase sempre sempre se mostra inútil.
  • A constância muda hábitos, a mudança de hábitos muda os destinos da vida.  Conhecer a própria doença, os mecanismos como ela atua, saber como a medicação funciona e principalmente, como a psique do paciente é decisiva nos resultados é uma das formas de atuação do médico, diz Dr. Romulo Bertolaccini.
  • "Não é sobre romper com a Neurologia tradicional, mas sim a ela aliar conhecimentos, metodologias e praticas consagradas que nos permitam obter o melhor desempenho na caminhado desde a doença até a melhor condição de saúde possível de se obter", ele finaliza.


Share by: